segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A lua influencia na haste do cabelo?

Cortar o cabelo de acordo com as fases da lua realmente influencia no crescimento e na vitalidade dos fios? Leia este texto e conheça a origem desta relação.
.
Um corte de cabelo bem feito pode mudar o rosto de uma mulher e ter consequências positivas para sua postura e atitude. Por isso, toda ajuda é bem-vinda, ainda que ela seja apenas superstição. A influência das fases da Lua é uma delas. Mesmo que não exista pesquisa científica que comprove a importância da força de nosso satélite natural sobre o crescimento do cabelo, muitas mulheres ainda passam a tesoura nas madeixas de acordo com o calendário lunar.
.
A mística surgiu a partir da relação da Lua com as marés. Já que o corpo humano é composto em sua maioria por água, o astro poderia também exercer uma força gravitacional semelhante, fazendo com que o cabelo crescesse mais ou menos de acordo com a fase lunar. Tanto para os físicos quanto para os médicos, o crescimento ou o tipo do cabelo nada tem a ver com elas. O aspecto do cabelo (volumoso, oleoso, seco, quebradiço), por exemplo, não muda se a Lua está cheia ou nova. De acordo com Ademir Júnior, especializado em medicina capilar, isso "está ligado a hábitos alimentares, genética, alterações metabólicas e hormonais, circulação sanguínea e fatores externos como estresse e anemia". Entretanto, há quem acredite em todo esse poder.
.
AJUDA DOS ASTROS
.
Para a astrologia, a Lua representa proximidade e está relacionada aos humores, hormônios e variações do corpo e da mente. A astróloga Mara Muniz concorda que não há estudos que comprovem a influência lunar nas emoções ou no corte de cabelo, mas defende que ela interfere sim na rotina do ser humano. Para explicar o assunto, ela usa a agricultura. Planta-se em um ciclo, colhe-se no outro. Por isso, quando se corta o cabelo em uma fase lunar, ele crescerá durante a seguinte.
Mara garante que já realizou testes com seus alunos e observou tal influência.
.
TESOURA NELES!
..
Já o cabeleireiro Marcos Vianna acredita que um bom crescimento depende da mão do profissional, da sintonia entre dono da tesoura e cliente e de cuidados que cada um possui com suas madeixas. "Gostaria que houvesse estudos que provassem a influência da Lua, facilitaria nosso trabalho", diz. Vianna conta que no fim dos anos 80, as clientes acreditavam nessa mística, "mas hoje não se vê mais essa preocupação ou crescimento sazonal".
Na prática, sabendo que o cabelo cresce, em média, 1 cm por mês (0,37 mm/dia), Vianna aconselha, para quem deseja manter o visual, cortar a cada mês. Se a vontade é vê-lo aumentar, de três em três meses no máximo. "Um bom corte de pontas sempre permite que o cabelo fique mais forte", completa.
.
Assista a reportagem abaixo que complementa estas informações:
.
.
Caso queira saber mais sobre o Cabeleireiro que inventou o Corte da Lua, Clique aqui e leia.
.
Agora eu quero sua opinião. Vc acredita que a Lua influencia mesmo ou não?
Escreva seu comentário. Participe!
.
.
Luciano Barreto (Cabeleireiro)
Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

Unknown disse...

Com certeza, não tem nada a ver a lua com o corte de cabelo, Eu por exemplo nunca cortaria meu cabelo num momento em que eu não estivesse em paz comigo mesmo...poderia não ficar feliz com o resultado...Por isso procuro cortar meu cabelo quando a minha áurea está boa.. rsrsrsrs

Mile Pereira disse...

Bom,também não acredito que a lua possa influenciar no crescimento dos cabelos,sempre ouvir falar sobre isso e gostei muito de conheçer os argumantos dos que defendem essa idéa embora não concorde com a tese,mas é isso aí... Como já dizem: O MUNDO NÃO GIRA EM TORNO DE RESPOSTAS,E SIM DAS PERGUNTAS. Parabéns pelo blog,muito interessante!

Gustavo Americano disse...

hehehe.. que onda ein! Interessante!

Gustavo disse...

Showwwww..interessante! Lu, Parabens pelo Blog, tá muito bom!

Jorge Bezerra disse...

Oi Luciano, parabens pelo seu blog, muito interessante. Na verdade esta não é minha area de conhecimento. Mas tambem não creio sobre a influencia da lua sobre o nosso cabelo. Li o artigo e acredito que uma boa alimentação fatores genéticos, a escolha de bom profissional que cuide, oriente-nos e corte o nosso cabelo somado a uso de produtos de boa qualidade são fatores preponderantes para termos um cabelo saudavel e de boa aparencia.
O mundo tem uma tendencia para o mistico e por esta razão a lua e os astros, o mapa astral via de regra são citados como influenciadores em nossa vida. Nada disto tem comprovação cientifica, apenas pura especulação.
Um forte abraço
Jorge Bezerra

Unknown disse...

nao acredito nisso si voce nao esta em paz com voce mesma nao tem lua que resolva,mais quando esta em paz com sigo mesma pode corta qualquer dia ou hora que ele vai ficar legal.

Sabrinaa Seixas disse...

Desde minha infância mãe falava era pra cortar cabelo de acordo com a fase da lua..kkkkk!!
Por isso que sempre acreditei que a fase da lua sempre influenciava no crescimento do cabelo..


Sempre acreditei em um mitOO..rsrsrs


Respostas bastantes esclarecedoras..e muitO significativas!!


Parabénsss

Rosa disse...

Oi Lu....parabéns pelo blog.....tá mt legal mesmo!!! Continue crescendo.....mas, sobre a lua, cresci cortando meu cabelo a depender da lua, rsrsrsrs.....eu creio q tdo está relacionado, paz, lua, sol, alimentação.....Xêros

 

©2009 / By Luciano Barreto