quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Saúde capilar - Mitos dos Cabelos

Hidratar o rosto e fazer uma limpeza de pele passam por capricho na rotina da maioria das mulheres. Mas pense nos seus hábitos dos últimos dois dias: secador, xampu e condicionador especiais, além de um leave-in, provavelmente, são tão comuns à rotina quanto escovar os dentes. Os cuidados com os fios são parte importante da agenda de beleza feminina e é raro encontrar quem não tenha uma receita infalível para melhorar a saúde e a aparência do cabelo. Difícil, mesmo, é confiar numa dica que realmente funcione. Por isso, consegui unir informações seguras com base em minhas pesquisas de estudo para formação nesta área.
.
Por Luciano Barreto (Cabeleireiro)
.
- Dormir com o cabelo molhado apodrece a raiz?
.
Não. De forma alguma. A raiz não apodrece, mas dormir com os cabelos molhados traz riscos para saúde. Com a região úmida e quente do couro cabeludo, podem surgir fungos e micoses, principalmente nas pessoas com tendência à formação de caspa. Aconselho lavar os cabelos e secá-los em seguida.
.
- O cabelo se acostuma com o xampu depois de 6 meses de uso?
.
Não. Quem causa prejuízo para o cabelo não é o xampu, mas o modo com que você lava os fios. O xampu limpa e pronto. Mas algumas pessoas não retiram totalmente os produtos do cabelo nas lavagens, ficando com a impressão de que o xampu não funciona mais.
COMPARE PREÇOS DE SHAMPOO
.
- Lavar o cabelo todos os dias causa a queda?
.
Não. Não existe nenhuma ligação entre lavar os cabelos todos os dias e a queda dos fios. O certo, realmente, é lavar todos os dias, a não ser que você tenha algum problema, como ferimentos no couro cabeludo. Mas, dependendo do tipo de cabelo, algumas pessoas evitam lavar diariamente. O melhor é lavar e não deixar molhado por muito tempo.
.
- Arrancar os fios brancos colabora com o aparecimento de outros?
.
Não. Se você arrancar um fio branco, pode ficar tranqüila, não vão nascer mais sete. Os fios brancos aparecem sendo arrancados ou não, o fato de arrancar um cabelo branco só vai contribuir com a dor, pois a raiz desse fio irá imediatamente produzir outro fio com as mesmas características. Hahaha!
.
- Água fria deixa os fios mais bonitos e saudáveis?
.
Sim. A água fria não abre as cutículas dos fios, deixando uma aparência mais bonita para o cabelo. A temperatura da água fria danifica menos os fios porque ela não consegue abrir as cutículas. Com isso, o brilho fica mais evidente além de ressecar menos e de não deixar os cabelos muito oleosos. Mas, tome cuidado, a água muito fria causa vasoconstrição.
.
- Condicionador na raiz deixa os cabelos mais oleosos e dá caspa?
.
Sim. O condicionador colabora com o aumento da oleosidade e, como tampa os poros capilares, aumenta a incidência de caspa. Existem cabelos que possuem raiz oleosa e o condicionador aumenta ainda a produção de sebo. Já a caspa pode aparecer em casos avançados, já que o condicionador apenas irá fazer o couro cabeludo ficar com excesso de umidade, tampando os poros capilares.
COMPARE PREÇOS DE CONDICIONADOR
.
- Esfregar as pontas com shampoo faz com que elas fiquem mais ressecadas?
.
Não. O cabelo deve ser lavado por inteiro. Se for feito com cuidado, podemos esfregar as pontas, sem riscos de prejudicar a beleza dos fios. A lavagem deve ser feita por partes, começando pela raiz, descendo até o comprimento e, por último, chegando às pontas, mas essa esfregação deve ser feita com os dedos, sem colocar as unhas.
.
- Colocar anticoncepcional no xampu faz o cabelo crescer mais rápido?
.
Não. Os hormônios desses remédios são sintetizados, ou seja, precisam entrar na corrente sanguínea para serem absorvidos. Postos no xampu, isso não chega a acontecer. O máximo é ter irritação no couro cabeludo.
.
- O stress provoca queda de cabelo?
.
Sim. O estresse pode levar até mesmo à cálvice, já que absorve a energia do corpo. O stress absorve as energias que estão estocadas para outras atividades, além de liberar radicais livres que matam nossas células. Como o cabelo necessita de uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais para permanecer em bom estado, ele sofre quando há uma queda desses nutrientes, começa a enfraquecer e a cair.
COMPARE PREÇOS DE SHAMPOO ANTI-QUEDA
.
.
Acredito que estes esclarecimentos tenham servido para você, mas caso queira uma explicação mais ampla de algum desses mitos que citei acima, por favor, coloque aqui embaixo o seu comentário solicitando o mesmo, e assim estarei em breve respondendo-lhe com uma matéria sobre o assunto por você solicitado.
Muito obrigado!
Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

Sabrinaa Seixas disse...

Muitas dúvidas esclarecidas aqui..

MuitO interessante e muitO objetivO!!

Estas dúvidas relacionadas a nós mulheres são bastantes frequentes no nosso dia a dia..Por issO que achei muito legal este blog voltado simplesmente a todas nós...

^^

AbraçOO

Mile Pereira disse...

Super hiper ótimo. Amei esses esclarecimentos. Valeu mesmo!!!

CIÊNCIA EM AÇÃO disse...

Adorei a matéria sobre Saúde capilar: Mitos dos cabelos, bem esclarecedora, vou enviá-la a minha cabeleireira que insiste em dizer que se arrancar os fios brancos, vão nasçer muitos outros.

SILVIA disse...

Oi adorei, as matérias desse blog, gostaria que você colocasse matérias sobre tratamento de queda de cabelo, e quais as principais causas, bjs.

 

©2009 / By Luciano Barreto